Quando escrevemos um texto, nos preocupamos com estrutura, gramática e fundamentação. Porém, quem vai ler um texto percebe se há maturidade na escrita ou não. Por isso, é importante prestar atenção em:
Como demonstrar maturidade na escrita?Primeiro, deve-se ter clareza sobre “para quem” se escreve. Com exceção dos textos informais, precisamos demonstrar clareza na escrita. Por isso, um texto maduro deve ser bem pontuado, com períodos curtos e frases diretas, sem uso de gírias, palavrões, abreviações. Além disso, deve expor ideias concretas, evitar abstrações, repetição de ideias e o uso indiscriminado de adjetivos, especialmente os superlativos (não precisamos nos referir a um “ilustríssimo” autor, por exemplo).
Um texto maduro também não cria utopias ou distopias. Isto é, não vivemos em um mundo ideal, em que tudo é perfeito. E também não vivemos em um mundo totalitário, em que não há direitos e vive-se uma barbárie. Então, não transmita este tipo de mensagem.
No mesmo sentido, nenhuma ideia presente no seu texto vai salvar o mundo. Ninguém precisa ter uma ideia genial para solucionar todos os problemas existentes. Também não há problema impossível de ser resolvido, pois medidas concretas, muitas de longo prazo, sempre existem. Basta ser realista. Pois todas as pessoas do mundo, do dia para a noite, não vão mudar algo ruim porque leram seu texto.
Recorrer a saudosismos também demonstra imaturidade. É incorreto afirmar que “antigamente não era assim”, “antigamente era melhor”. Muitas pessoas jovens incorrem no erro de achar que o tempo em que não viveram era melhor, mas, na verdade, era um tempo diferente com pessoas diferentes, que não vai e nem deve voltar.
Demonstrar imensa indignação quanto a um problema também demonstra imaturidade. Um texto objetivo não tem como função mostrar opiniões pessoais de quem escreve, mas sim pontos de vista comprovados com dados. Por isso, jamais invente estatísticas para confirmar uma opinião pessoal, por exemplo, do tipo “98% dos brasileiros é contra o voto obrigatório”. São muitas as formas de demonstrar maturidade. Por isso, este texto contém apenas alguns exemplos. O que devemos ter sempre é bom senso.
Texto publicado no instagram @prof.heroana
Nenhum comentário:
Postar um comentário