ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO E-MAIL
Leia os textos 1 e 2 abaixo:
Texto 1 e 2


1.Após a leitura dos textos, responda:
a)Como se chama um texto como esse?
b)Qual a finalidade de textos assim?
c)Em que meio social esses textos circulam?
d)Qual ou quais os suportes para esse tipo de gênero textual?
e)Qual a principal vantagem de um e-mail em relação a uma carta pessoal?
2.Leia novamente o primeiro texto e explique:
a)Quem é o autor do primeiro e-mail, ou seja, o emissor?
b)Quem é o destinatário do primeiro e-mail, ou seja, quem o recebe?
c)Qual o assunto é especificado do e-mail 1?
d)Quando o primeiro e-mail foi enviado?
e)De acordo com o texto do e-mail, qual a relação entre os interlocutores, ou seja, emissor e destinatário?
3.Leia novamente o primeiro texto e responda:
a)Qual a finalidade do e-mail 2?
b)Quem é o emissor e quem é o destinatário?
c)Quando esse e-mail foi enviado?
d)Que documento a autora do e-mail envia em anexo?
e)O que o emissor do e-mail 2 explica ao seu destinatário? Responda com suas palavras.
4.Sobre o gênero e-mail assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.
( ) Dependendo do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a linguagem irá variar entre formal e informal.
( ) Para criar e enviar e-mails não é preciso ter conhecimento em computação.
( ) No campo “assunto” o autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail.
( ) E-mail é um gênero que expõe a vida dos usuários tanto quanto as redes sociais.
5.Sobre os dois e-mails apresentados acima, é CORRETO afirmar que:
a)Ambos são da conta hotmail.
b)Como se pode observar os dois e-mails estavam na caixa “lixeira”.
c)Pela maneira informal como se dirigem um ao outro, esses interlocutores demonstram intimidade.
d)Os dois e-mails seguem corretamente a estrutura do gênero, com vocativo, texto, despedida e assinatura.
e)O autor do texto 1 demostra desrespeito ao chamar a sua interlocutora de “senhora”.
6.O item anexado no e-mail 2 é um(a):
a) Vídeo
b) Foto
c) Arquivo de texto
d) Animação
e)Tabela
7.Sobre o primeiro e-mail, é CORRETO:
a)É a primeira vez que esse autor manda um e-mail para essa pessoa.
b)Pode-se deduzir que os interlocutores nunca se encontraram pessoalmente.
c)Trata sobre as correções de um trabalho, portanto os usuários exercem os papeis de professora e aluno.
d) A expressão “forte abraço” é bastante popular e deve ser evitada em situações formais.
e)No vocativo “Bom dia, professora!” o uso da vírgula foi desnecessário.
8.Sobre o segundo e-mail, é CORRETO afirmar:
a)A autora demorou uma semana para responder o e-mail do aluno.
b) A mensagem desse e-mail é uma resposta descordando do primeiro.
c) Há um clima de tensão em relação ao primeiro e-mail.
d) O segundo e-mail concorda com o que é dito no primeiro e ainda faz uma recomendação para o destinatário.
e)O segundo e-mail não apresenta despedida.
9.Sobre características técnicas do e-mail, é INCORRETO:
a)É necessário saber o endereço eletrônico do destinatário.
b)É registrada a data e hora de envio da mensagem.
c)As mensagens podem ser arquivadas e armazenadas, permitindo fazer consultas posteriores.
d)No e-mail é impossível o recebimento de vírus de computador através do e-mail e de mensagens desconhecidas.
e)Para que os e-mails sejam enviados, as pessoas o criam numa página específica chamada de "provedor". Ou seja, as empresas destinadas a esses serviços, por exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre outras.
10.Imagine que você precisa enviar um e-mail ao seu professor de Sociologia explicando que não poderá apresentar o seminário que ele solicitou. Explique detalhadamente o problema ao professor e siga a estrutura do gênero e-mail com ASSUNTO, VOCATIVO, TEXTO, DESPEDIDA e ASSINATURA. O endereço de e-mail do professor é joao.miranda1988@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário